terça-feira, 26 de junho de 2007

Resumo do 1º dia da Semana de Discussão da Letras


O primeiro dia da semana de discussão de Letras contou com a apresentação inicial do professor Helder Garnes, que além de professor, também é representante da ADUSP. O professor Helder fez um balanço do que foi a greve, apontando pontos positivos e negativos, e sua relevância.

Em seguida a funcionária Marlene, que inclusive tem participado das reuniões do Conselho Técnico-Administrativo da FFLCH (CTA), também fez o seu balanço dos últimos acontecimentos, e ressaltou a necessidade urgente dos estudantes elegerem seus RDs (representantes discentes), para que eles também participem das reuniões do CTA e assim, façam valer as suas necessidades.


Após a participação da Marlene, os representantes da Comissão de Números fizeram uma apresentação do que foi e está sendo o seu trabalho neste período, apontando as dificuldades provenientes da burocracia para se obter números seguros para o cálculo das necessidades de contratação de professores.

A Comissão de Números apresentou os seguintes dados:

Devido a grande dificuldade de obtenção de dados muito necessários para diversos cálculos, eles se voltaram aos cálculos, principalmente, de qual seria a necessidade de contratação de professores para que as salas superlotadas fossem desmembradas, deixando claro que estes cálculos não abrangem a quantidade de professore que precisamos para a reposição daqueles que irão se aposentar (hoje não contamos com a menor garantia de reposição destes professores), matérias que faltam à nossa grade ou para criação de novas matérias.

Seguindo a opinião de diversos professores consultados, a comissão utilizou, como base para seus cálculos, os seguintes números para “salas ideais”:

Aulas de língua: 30 alunos por sala

Aulas teóricas: 50 alunos por sala

(Ressaltando que este número foi considerado viável por professores, não necessariamente ideal, mas foi trabalhado dentro do máximo para garantir o aproveitamento dos alunos).

Foi brevemente explicado como funciona a contratação de professores atualmente: a FFLCH conta com onze departamentos, que elaboram seus projetos (desde este momento solicitando por uma quantidade minimamente necessária de professores, não contando com o ideal), estes projetos e números são encaminhados para a CTA, que por sua vez “enxuga” os números, e finalmente, estes dados seguem para a Comissão de Claros Docentes da Reitoria que, invariavelmente, também realiza um corte nos números.

Apenas para exemplificar, foi mostrado um utilizado um processo que envolve o depto. de Letras modernas: o depto. necessitaria de cerca de 100 professores, mas para solicitar um número viável, “enxugou” esta necessidade para 46 professores. Quando este número chegou no CTA, foi novamente “enxugado”, chegando ao número 13; ainda não se sabe qual o final, não há a posição da Reitoria, mas certamente há uma grande possibilidade do número de 13 professores não ser atendido, e sim diminuído.

Para finalizar, e retomando a base de cálculo, que visava apenas desmembrar salas superlotadas e colocar em prática os “números ideais” já citados, chegou-se ao seguinte resultado: a Letras, hoje, necessita da contratação de 80 professores (soma para todos os departamentos), apenas para atender as necessidades citadas, sem contar (para reiterar) os professores em via de se aposentar e matérias que precisam ser criadas.

Por último, a Comissão de Espaço fez a apresentação dos trabalhos realizados, relatando o seguinte:

Os dois pontos iniciais da discussão da Comissão de Espaço eram o “corredor das humanas” e o “plano diretor” (carinhosamente apelidado de puxadinho), plano este projetado por um arquiteto da FAU e aprovado pelo Cohn.

Segundo engenheiros e arquitetos questionados pela comissão, o prédio da Letras, apesar de se conhecido como provisório, não tem uma estrutura provisória, e sim permanente, o que dificultaria muito a sua simples demolição.

Os porquês da inviabilidade da construção do “corredor das humanas” foram apresentados, assim como as dificuldades em se reformar os banheiros; segundo alegações da administração, um problema seria a constante sujeira que os próprios alunos fazem, e outro problema seria a necessidade de se construir banheiros provisórios enquanto os atuais são reformados, coisa que leva tempo.

Atualmente há cerca de 7 alunos da FAU ajudando no trabalho desta comissão, que já conta com um dossiê com levantamento de problemas estruturais e físicos da faculdade.

A idéia defendida pela comissão, junto aos alunos da FAU é que trabalhemos com o que já temos, há inclusive um projeto de ampliação (o “puxadinho”) que pode ser discutido e melhorado, para que a ênfase seja sobretudo no aumento e melhoria das salas de aula, criação e melhorias dos espaços de convivências, visto que este é um ponto pouquíssimo privilegiado na Letras, e a melhoria e aumento das salas de professores, que atualmente impossibilita até mesmo que os docentes se mantenham nas salas à disposição dos alunos que queiram consultá-los.

Mesmo a questão do “puxadinho” envolve problemas, pois ao que parece, não há a garantia da execução total do projeto, que já não resolveria 100% dos problemas da Letras, um motivo a mais para que os alunos se conscientizem da urgência de mobilização para que sejam atendidas as mínimas necessidades do prédio.

O projeto pôde ser observado através de transparências, foi iniciada uma discussão em torno dele e várias idéias foram propostas.

Na apresentação desta comissão ainda foram levantados temas como: dificuldade de deptos. conseguirem salas em outras unidades da FFLCH, falta de diálogo e integração entre as unidades, validade legal dos espaços do CAELL e contratos da lanchonete e xerox.



Procuramos fazer um resumo que abarcasse o máximo possível de informações para que esteve ausente, ou mesmo para quem presenciou a discussão e gostaria de ter acesso aos dados. Para informações mais detalhadas, pedimos que vocês entrem em contato com as comissões, elas tem grupos no google e têm trabalhado na faculdade também, caso alguém não consiga entrar em contato com elas, por favor nos envie e-mail (letrascomunicando@gmail.com), que procuraremos disponibilizar acesso a todos os contatos das diversas comissões.

Lembramos que as comissões possuem dados mais exatos, como tabelas, plantas e etc. Nossa intenção é apenas apresentar um resumo para que os alunos tenham um primeiro contato com os dados, e a partir daí se interessem em procurar por mais detalhes. À medida que pudermos disponibilizar mais dados, com certeza o faremos.

Nenhum comentário: